Pronomes Pessoais

    Os pronomes pessoais servem para designar as pessoas do discurso, podendo ser classificados em Pronomes Pessoais do Caso Reto e Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo. Acompanhe:


1. Pronomes Pessoais do Caso Reto
São os que têm a função de sujeito ou predicativo do sujeito na oração. São eles:
O locutor (a pessoa que fala): 1ª pessoa: eu (singular) ou nós (plural);
O locutário (a pessoa com quem se fala): 2ª pessoa: tu (singular) ou vós (plural);
O assunto ou referente ( de que ou de quem se fala): 3ª pessoa ele/ela (singular) ou eles/elas (plural).

Vamos aprender agora a qual pessoa do discurso cada pronome pertence:
Eu                    -> 1ª pessoa do singular
Tu                    -> 2ª pessoa do singular
Ele/Ela/Você   -> 3ª pessoa do singular

Nós                    -> 1ª pessoa do plural
Vós                    -> 2ª pessoa do plural
Eles/Elas/Vocês -> 3ª pessoa do plural

    Dependendo da região, as pessoas podem usar mais o tu ou você para se referirem ao interlocutor.

2. Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo
    São os que têm função de complemento na oração. São eles:
                 
                    Átonos (usados sem preposição)               Tônicos (usados com preposição)
Singular        
1ª                                me                                                              mim, comigo                  
2ª                                 te                                                                  ti, contigo
3ª                           o, a, lhe,se                                                   si, ele, ela, consigo

Plural
1ª                             nos                                                                 nós,conosco
2ª                             vos                                                               vós, convosco
3ª                       os, as, lhes,se                                                 si, eles, elas,consigo

Exemplos:
Eu vou buscá-la na escola hoje. (Eu-> pronome pessoal do caso reto; la: pronome pessoal do caso oblíquo a).
Maria foi comigo ao supermercado. (Comigo-> pronome pessoal do caso oblíquo).


Observação: Os verbos, quando acrescentados dos pronomes oblíquos o, a, os, as, mudam sua forma e a do pronome também, por uma questão fonética. Buscar ela = buscá-la, perder ele = perdê-lo e assim sucessivamente.

-Veja também outras postagens com o tema pronome:
Pronomes indefinidos
Pronomes possessivos
Pronomes demonstrativos



 
 

Postar um comentário

0 Comentários